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Entenda seus Clientes

Construir relacionamentos positivos com seus clientes exige que você tenha um bom entendimento de suas necessidades e desejos. Ao melhorar sua compreensão de seus clientes, incluindo suas motivações e hábitos de compra, você pode personalizar o seu serviço.


Compreender seus clientes ajudará você a:


  1. Decidir o melhor preço para definir seus produtos e serviços

  2. Construir relacionamentos com seus clientes

  3. Aumentar suas vendas e lucratividade

  4. Aumentar quanto e com que frequência seus clientes compram de você

  5. Diminuir os custos associados à atração de novos clientes.


Como entender seus clientes


Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a entender melhor seus clientes, incluindo a criação de perfil, a análise dos pontos de contato do cliente, a realização de pesquisas de mercado e o uso dos dados do cliente para melhorar seu relacionamento com os seus clientes.


Perfile seus clientes


A criação de perfil do cliente envolve a criação de uma descrição de seus clientes, ou um conjunto de clientes, que inclua suas características, localização e comportamento. Ao segmentá-los (agrupá-los) com base em sexo, idade, local onde moram, onde trabalham, tamanho da família e como, por que e em que gastam dinheiro, você pode ter uma ideia de como seus produtos e serviços podem atender melhor as necessidades deles.


Aqui estão algumas perguntas a considerar ao criar um perfil de seus clientes:


  • Onde seus clientes estão localizados?

  • Quais são seus hábitos de consumo?

  • O que os motiva a comprar?

  • Eles têm um orçamento?

  • Qual é a idade média, sexo, ocupação, interesse e hobbies?

  • Em que setores eles trabalham?

  • Eles são influenciados por tendências sazonais?

  • Como eles acessam e usam seus produtos e serviços?

  • Eles já usaram seus produtos ou serviços antes?

  • Qual a probabilidade de eles indicarem seus negócios para outras pessoas?


Analise as interações dos clientes com sua empresa


Interações com clientes ou 'pontos de contato' são aspectos da sua empresa com os quais os clientes podem encontrar ou entrar em contato. Isso pode ser tão simples quanto no momento em que eles passam pelas portas da sua empresa, quais páginas eles visitam no seu site, quais os horários que visitam as suas redes sociais. Os pontos de contato do cliente são importantes, pois ajudam a moldar a impressão e a experiência de um cliente com seus negócios.


Ao analisar os pontos de contato do cliente, considere acompanhar a experiência ou a jornada de seus clientes com sua empresa do início ao fim. Se você tem redes sociais, isso pode incluir a análise de como os clientes encontraram seu perfil, quais postagem mais se interessaram, quais os horários que recebem mais visitas e a análise dos comentários.


Melhorar esses pontos de contato pode ajudar a melhorar a experiência e a percepção de seus clientes sobre seus negócios. Pode até ser útil colocar-se no lugar deles e tentar ser um cliente da sua empresa para reunir ideias e identificar lacunas de melhoria.


Realizar pesquisas de mercado


Você pode usar pesquisa de mercado ou os dados coletados com seus clientes existentes para identificar tendências e padrões. Essas tendências e padrões podem ajudá-lo a entender o que motiva os clientes a comprar e a melhor abordagem a ser adotada em suas atividades de marketing. Também pode ser usado para ajudar a conscientizar os clientes sobre seus produtos e serviços.


Existem várias maneiras de realizar pesquisas de mercado para entender seus clientes, incluindo:


  • Pesquisas com clientes com formulários de feedback.

  • Dar amostras grátis e solicitar feedback dos clientes.

  • Usar compradores misteriosos para comprar anonimamente da sua empresa e informar sobre a experiência deles - Os compradores misteriosos não devem ser conhecidos por seus funcionários, para que o relatório de feedback recebido seja o mais próximo possível da experiência diária do cliente.

  • Monitorando os comentários nas redes sociais.

  • Entender o comportamento do cliente em seu setor, comparando o comportamento deles durantes suas compras nos concorrentes.


Uma das melhores maneiras de entender seus clientes é se comunicar com eles. Peça feedback sobre seus negócios e maneiras de melhorar seus produtos ou serviços para atender melhor às necessidades deles.


Conversar diretamente com os clientes e fazer perguntas a eles ajudará você a verificar e esclarecer sua compreensão, desenvolver seu conhecimento existente e ajudar a criar engajamento e relacionamento com seus clientes.


Use as informações existentes do cliente


Agora que você já tem informações sobre seus clientes que podem ajudá-lo a entendê-los melhor, como por exemplo, tendências de vendas, dados de pesquisa ou feedback ou informações do banco de dados do cliente, pode usá-las para identificar tendências ou insights do cliente (por exemplo, mais vendas durante o horário de almoço ou um aumento nas vendas de um item específico durante o período de verão). Também pode ajudá-lo no planejamento de negócios ou atividades de marketing, ou ao decidir sobre coisas como empregar pessoal adicional durante um horário específico ou nos meses de pico.


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