Para criar um negócio próspero, você precisa de um plano de negócios simples que o prepare para o sucesso. Comece com o nosso guia de 9 etapas.
Deseja construir um negócio sólido que seja financeiramente estável e lhe dê a liberdade de viver de acordo com suas próprias regras? Prepare-se para mergulhar nesse guia simples de 9 etapas.
Aqui eu incorporo princípios importantes de várias disciplinas - estratégia, psicologia e muito mais - para desenvolver um plano de negócios simplificado que deixará você preparado para o sucesso. Além disso, o guia apresenta a estrutura exata do plano de negócios que uso com meus clientes de mentoria.
PLANO DE NEGÓCIOS EM 9 ETAPAS
1. Preparação e intenção: desenvolvendo sua visão de negócios
2. Persona e área de foco: atraindo seus clientes perfeitos
3. Posicionamento: criando uma proposta de valor exclusiva
4. Estratégia de produto: criando produtos e serviços de alto valor
5. Estratégia de preços: precificação de seus produtos e serviços
6. Presença e apresentação: marca sua empresa
7. Plano promocional: comercializando seus negócios
8. Plano financeiro: construindo riqueza com seus negócios
9. Plano operacional: crie seu processo de negócios
Uma advertência antes de entrar no guia: não o use como ponto crucial. Muitas vezes, os empreendedores ficam presos à rotina quando se concentram demais no planejamento do que na execução. Há muitas coisas sobre empreendedorismo que você não aprenderá até se tornar proprietário de uma empresa. Um deles é saber que o fracasso é um requisito para o sucesso.
Haverá obstáculos e contratempos para os quais nem o plano de negócios mais abrangente o deixará preparado. Portanto, defina um prazo para a implementação do seu plano e comece a implementar. Vamos começar com as 9 etapas.
1. PREPARAÇÃO E INTENÇÃO: DESENVOLVENDO SUA VISÃO DE NEGÓCIOS
No centro de qualquer negócio de sucesso, há uma visão clara sobre o que exatamente você deseja: o que deseja criar, a compensação que deseja em troca do valor agregado e como exatamente fará tudo isso acontecer.
Para empresários independentes, isso é especialmente importante, porque provavelmente não há uma divisão clara entre sua vida pessoal e a vida comercial. De fato, seus objetivos, idéias e talentos pessoais provavelmente vão inspirar a iniciar um negócio em primeiro lugar.
Acredito firmemente que o crescimento pessoal e o crescimento dos negócios andam de mãos dadas e construir um negócio de sucesso significa desenvolver a mentalidade certa - uma mentalidade de crescimento.
Uma mentalidade de crescimento é um sistema subjacente de crenças positivas sobre sua capacidade de desenvolver e ter sucesso. Esse tipo de mentalidade coloca você na melhor posição para criar uma visão ou objetivo comercial claro, traçar um caminho ou processo definido para alcançá-lo e superar quaisquer obstáculos que atrapalhem seu progresso.
2. PERSONA E ÁREA DE FOCO: ATRAINDO SEUS CLIENTES PERFEITOS
Os empresários devem ser muito específicos sobre quem eles são e a quem desejam servir. Essa clareza o atrairá para o seu cliente perfeito e eles para você. Seu cliente perfeito é aquele cujas necessidades e desejos estão alinhados com seu objetivo, o que você deseja criar e o valor que deseja adicionar - aquele para quem você conhece sua empresa e pode obter excelentes resultados.
Com um cliente perfeito em mente, você poderá criar o que chamamos de persona - uma representação detalhada dessa pessoa que o ajudará a melhorar a atração e a agregar mais valor a ela.
Se você está gastando uma quantidade desproporcional de tempo e esforço tentando encontrar clientes para a sua empresa sem sucesso, é provável que tenha perdido essa etapa essencial. Esclarecer quem é o mais adequado para você e atraí-los é uma maneira mais fácil de expandir um negócio do que correr desesperadamente atrás de clientes mal equipados que não serão leais a você ou desenvolverão seus negócios a longo prazo.
3. POSICIONAMENTO: CRIANDO UMA PROPOSTA DE VALOR EXCLUSIVA
Com um entendimento claro do seu cliente perfeito, você pode começar a refinar sua abordagem e explicar como você pode agregar valor exclusivamente a ele. Nesta fase do plano de negócios, você está pronto para definir sua proposta de valores exclusivos.
A chave aqui é desenvolver uma visão nítida a laser de quem você é, o que oferece e como se diferencia de outros pares em seu campo.
Em outras palavras, você precisa responder por si mesmo o que todo cliente pensará antes de decidir apoiá-lo: por que você? É por isso que é tão importante ter uma persona - você simplesmente não pode ser tudo para todos. A proposta de valores exclusivos, força você a se posicionar e resultará em mensagens sucintas que ressoam com seu alvo.
4. ESTRATÉGIA DO PRODUTO: CRIANDO PRODUTOS E SERVIÇOS DE ALTO VALOR
Então agora você sabe qual valor agrega e a quem. Qual é o próximo? Você pode começar a pensar sobre a melhor maneira de fornecer esse valor para o máximo com efeito.
Este é o seu modelo de negócios e a chave para sua capacidade de ganhar dinheiro. Nesta etapa do plano, você deve refinar seu modelo e elaborar cuidadosamente seus produtos ou serviços de acordo.
Ter algumas opções disponíveis em termos de como você entrega valor também ajuda a diversificar sua renda. A variedade oferece aos seus clientes opções e ajudam a ampliar seus recursos. O mais importante é que você descubra quais tipos de produtos e serviços funcionam melhor na solução das necessidades de seus clientes, para que eles valorizem profundamente seu trabalho e continuem voltando para obter mais.
5. ESTRATÉGIA DE PREÇOS: PREÇOS DE SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS
Com seus produtos e serviços, você pode realizar um exercício de preços para determinar suas tarifas. Existem alguns elementos que entram na precificação, mas os quatro mais importantes a serem considerados são:
1. suas necessidades e objetivos pessoais de renda
2. o custo de criar seus produtos
3. o que o mercado exige para produtos comparáveis
4. o que seus clientes perfeitos estão dispostos a pagar
Talvez você precise fazer um pouco de pesquisa e levantamento, mas não deve ser difícil chegar a números de linha de base que suportem seu modelo de negócios (ou seja, a capacidade de cobrir suas despesas e ser rentável).
Além desses números de linha de base, você deve pensar muito sobre o valor que está agregando para garantir que não subestime seu valor.
Da experiência em iniciar vários negócios e também em treinar colegas empreendedores, o grande problema não é exagerar no preço, mas desvalorizar sua oferta e disponibilizá-la por um preço muito menor do que realmente poderia exigir.
Você não pode atender seus clientes se não puder se sustentar. Oriento meus clientes a determinar um valor exato para o que eles precisam para sobreviver e prosperar como proprietário de uma empresa e levar isso em consideração ao criar e precificar seu trabalho.
6. PRESENÇA E APRESENTAÇÃO: BRANDING
Todo o sustento de um negócio se baseia na capacidade de criar uma marca. Também é importante construir sua presença digital e reputação online, estabelecer credibilidade e liderança de pensamento em seu campo e ser o rosto e a voz de seus negócios.
É crítico que você entenda o que é marca, por que é importante e como fazê-la corretamente.
Alguns consideram a marca como um exercício agradável de ter, mas não é realmente algo que você precisa dedicar muito tempo ou energia no grande esquema das coisas. Outros a consideram importante, mas a colocam diretamente na categoria "design" e desconsideram completamente a necessidade de estratégia.
Existem muitos mal-entendidos e equívocos que prevalecem no que diz respeito à marca. É importante dissipar esses mitos e obter uma imagem completa de como você deseja que seus clientes perfeitos percebam, para não subestimar ou administrar mal um processo que possa catapultar o crescimento de seus negócios.
7. PLANO PROMOCIONAL: DIVULGUE O SEU NEGÓCIO
Com quase todos os elementos importantes do seu negócio, temos agora o seu plano de marketing. Você não pode simplesmente construir e esperar que as pessoas venham. Você precisa implementar um mecanismo que o ajude a atrair seus clientes perfeitos.
Não há escassez de estratégias de marketing, mas nem todas são adequadas para você, portanto é melhor gastar seu esforço concentrando-se em apenas uma ou duas de cada vez.
Para empreendedores iniciantes, explorar a sua rede existente é uma ótima maneira de começar a obter negócios, enquanto empreendedores mais estabelecidos podem ampliar o boca a boca através de um programa de referência.
No entanto, para todos os empreendedores - novos e estabelecidos - acreditamos firmemente que você deve ter qualidade nos seus produtos e serviços.
8. PLANO FINANCEIRO: CONSTRUINDO RIQUEZA COM SEUS NEGÓCIOS
Como empreendedor, o núcleo do que você faz é centrado na criação de riqueza - desde o investimento inicial que você faz na sua ideia até o ponto em que obtém lucro e mais além.
Não importa em qual setor ou mercado você atua, você é um empreendedor se investe e cria uma ideia da qual espera obter receita. Se não se ganha dinheiro, não é um negócio.
Com isso claro, é essencial que você crie uma estratégia financeira que ajude a rastrear e monitorar o desempenho de seus negócios sob uma perspectiva de riqueza.
9. PLANO OPERACIONAL: CONSTRUINDO SEU PROCESSO DE NEGÓCIOS
Seu plano operacional é um conjunto de processos que você desenvolve para cada parte do seu negócio, para criar objetivos claros, manter-se organizado e aumentar a produtividade.
Defina os processos de cada parte do negócio, defina objetivos e metas para cada setor e assim por diante. Organize tarefas do dia a dia, tenha um planejamento diário das tarefas da empresa usando um planner ou agenda, ou os dois.
Precisa de um sistema personalizado e suporte individual para iniciar ou expandir seus negócios? Faça contato!
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